top of page
Livro 1

Coleção Oikos: Cuidar da Casa Comum

Diretrizes para autores

A Coleção «Oikos: Cuidar da Casa Comum» é fruto do projeto «Casa Comum e novos modos de habitar interculturalmente: teologia pública e ecologia da cultura em tempos de pós-pandemia» (2020 - 2024), liderado pelo CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião, em parceria com instituições académicas de 14 países, de onde são provenientes cerca 90 investigadores de 20 áreas de conhecimento diferentes, organizados em 10 grupos de trabalho

O projeto se encontra em fase final de publicação que se constitui nesta coleção de 10 volumes e pretende ser uma caixa de ferramentas  para pensar as questões relacionadas à complexidade da Casa Comum.

 

O projeto também prevê a criação de em um Léxico Digital que visa ajudar o leitor não familiarizado a se aproximar da questão da Casa Comum, bem como pode servir como uma introdução aos volumes da coleção a ser publicada. Aqui os autores poderão fazer uso dessa ferramenta para disponibilizar um vocabulário estrutural da sua perspectiva de investigação em linguagem introdutória, e que pode ser acedido por meio de hiperlinks inseridos em seu(s) capítulo(s).

 

A coleção será publicada em português pela Universidade Católica Editora em parceria com o Bureau do Pacto Educativo Global da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tendo como coordenação geral Alex Villas Boas (UCP), Alexandre Palma (UCP) e Fabiano Incerti (PUC PR), e a cada volume se insere os respetivos coordenadores de GT. 

 

A coleção será publicada em formato e-book e será disponibilizada em opens access, sendo, portanto, de acesso gratuito. A coleção também será publicada em inglês pela Globethics.net Publications, ligada ao World Council of Churches

Livro 2

1. Escopo do projeto

1. O escopo do projeto é de inovação científica, sendo pedido do autor, um trabalho original

2. Nesse horizonte, portanto, pede-se ao autor na introdução que:

  • apresente qual lacuna o seu capítulo pretende preencher, por meio de uma sintética descrição do Estado da Arte da temática em sua área de conhecimento.

  • qual objetivo do capítulo e que resultados pretende atingir

3. O autor poderá fazer uso da escrita de «verbetes » introdutórios a fim de compor um vocabulário estrutural do seu texto que serão disponibilizados na ferramenta Léxico digital, e que podem ser vinculados ao capítulo por meio de hiperlink.

4. A coleção tem uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, de modo a ser importante evitarmos o uso de conceitos sem que haja alguma indicação geral de seu uso. Também para isso pode-se fazer uso de «verbetes» introdutórios

5. Como parte do processo de uma publicação académica da UCE, os capítulos passaram por processos de avaliação double blind review, com especialistas nas respetivas temáticas, incluindo autores da coleção. Acreditamos que esse processo pode ser uma grande oportunidade de interlocução e enriquecimento entre especialistas de diversas áreas que se debruçam sobre um objeto comum de investigação de diferentes ângulos.

6. Os pareceres serão encaminhados aos autores que terão um mês para atender as observações.

2. Critérios Gerais de escrita

  1. O leitor ideal não é necessariamente um especialista, mas alguém interessado nas questões que envolvem a Casa Comum.

  2.  Linguagem direta marcada por rigor lógico e conceitual.

  3. No que diz respeito à língua portuguesa, e devido ao público intercontinental, a coleção irá respeitar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa nas suas variantes portuguesa, brasileira e africanas, respetivamente a nacionalidade de cada autor(a).

  4. Autores de outros idiomas podem enviar o texto nos idiomas originas, podendo ser em inglês, francês ou espanhol.

3. Estrutura formal dos capítulos

Livro 3
  • Modelo: Título e subtítulo; Títulos e subtítulos de seção (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...); Conclusão; Referências.

  • Identificação: i) Nome(s) do(s) autor(es); ii) Filiação académica; iii) email; iv) identificação ORCID; v) identificação Scopus (caso possua); vi) breve cv contendo: vi.1) formação; vi.2) atuação profissional que julgue relevante para os leitores da coleção; vi.3) link contento alguma plataforma de gestão de currículo (Ciência Vitae, Lattes, outras plataformas nacionais ou páginas institucionais...) vi.4) recomendação de publicações autorais que corroborem com o leitor da coleção.

  • Resumo: apresentar a temática principal e o objetivo do capítulo, bem como qual a importância de tal temática dada a falta ou escassa pesquisa neste âmbito.

  • Palavras-chave: três a cinco.

  • Tamanho do capítulo: entre 44 000 e 55 000 caracteres com espaço (entre 12 – 15 páginas).

  • Fonte: Fonte tamanho 12, espaço 1,5, tipo times new roman.

  • Tipo de documento: word ou rtf (as fontes utilizadas pela editora serão outras, mas nesta fase o uso de uma única fonte facilita o processo editorial)

4. Padrão de citação e referências

Para as citações e referências serão utilizadas notas de rodapé e será seguido The Chicago Manual of Style (17ª ed).

Para facilitar o autor de língua portuguesa disponibilizamos para download os exemplos utilizados pelo Guia de Estilos da Faculdade de Teologia que adota o mesmo padrão.

bottom of page